Workshop “Escrita Criativa” no âmbito do programa cultural da U.Porto 2012

A tão propalada necessidade de escrever pode ser mais importante do que o talento na produção de obras criativas. Também sabemos que poucas actividades estimulam tanto a cartografia neuronal como a actividade da escrita. Esta é, aliás, um modo de combate particularmente eficaz contra certas desordens de natureza depressiva, apesar de o ‘sofrimento interior’ ser, precisamente, a grande causa romântica apontada para a pulsão da escrita. De facto, a hipergrafia é uma desordem psíquica que se pode caracterizar por uma certa compulsão a escrever. Esta oficina pretende ser menos traumática no sentido catártico habitualmente associado à produção escrita e mais libertadora no que a uma certa pulsão controlada diga respeito, procurando levar os participantes a exercitarem os seus talentos, depurarem as suas composições e apurarem técnicas de escrita. Grandes feitos literários serão no fim menos importantes do que a capacidade de chegar nesse processo a momentos de afinação estilística. O pensamento criativo será, assim, visto como o resultado triado de uma certa musculatura oficinal de escrita. Para isso recorrer-se-á a algumas ferramentas, como o sejam o brainwriting, a escrita quebra-cabeças e as traduções de certos trechos literários.

Data: Quartas feiras, dias 29.2, 21.3, 18.4, 23.5 e 27.6 de 2012

Horário: 18.30 – 21.30 h

Formador: Daniel Jonas

Preço: 120 €

Inscrições em http://sigarra.up.pt/reitoria/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=949

Workshop “Introdução ao tema da Criatividade” no âmbito do programa cultural da U.Porto 2012

A criatividade é o motor da inovação e fator decisivo no desenvolvimento de competências pessoais, profissionais, sociais e empresariais. Este fato tem levado o tema da criatividade a todas as agendas políticas e económicas das sociedades. Neste workshop, que servirá de introdução a todo o programa de Criatividade da UP-workshops, os participantes serão terão contacto com as várias perspetivas da criatividade: as abordagens psicológica, pragmática e sistémica, a evolução do conceito, teorias do pensamento criativo, fatores que influenciam a emergência de novidade, etc. Como componente prática, serão realizados exercícios onde os participantes serão confrontados com os parâmetros do pensamento criativo: a fluidez, a flexibilidade e a originalidade.

No âmbito deste primeiro workshop do pacote CRIATIVIDADE EM AÇÃO NA UP, cada participante receberá o livro “Processos Criativos. A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade”, da autoria da formadora.

Data: Quinta feira, dia 16 de fevereiro de 2012

Horário: 18.30 – 21.30 h

Preço: 40 €

Formadora: Katja Tschimmel

Inscrições em http://sigarra.up.pt/reitoria/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=941

Business meets Arts

No dia 3 de Março vai realizar-se a terceira edição de Creative Sessions organizada pela APGICO (Associação Portuguesa de Gestão da Inovação e Criatividade nas Organizações).
Trata-se de um encontro-diálogo com o facilitador holandês Han van der Meer sobre a questão da integração da arte nas empresas, com o objectivo de incentivar a criatividade e a inovação.
O workshop será em Vila Nova de Gaia, no Convento de Corpus Christi. A participação é gratis, mas precisa ser formalizada para os emails joao.brito@apgico.pt ou apgico@apgico.pt.
Informação adicional sobre Han van der Meer em:
http://www.innovation.nl/en-english.html